Mais do que Lucro, a Experiência do Cliente cria ótimos relacionamentos. Este conceito é muito básico, mas nem todo mundo o entende em sua totalidade.
Neste Webinar com o nosso convidado Sérgio Santos, que se considera um simples Vendedor de Automóveis, pudemos compreender perfeitamente que um Relacionamento deve anteceder qualquer negócio, para que a confiança e a confiança permitam que grandes negócios aconteçam no tempo certo.
1) As pessoas adorariam comprar de você, mas não querem que você tente vender para elas. Isso é particularmente verdadeiro para os brasileiros. Eles querem ter tempo para pensar e decidir sobre a compra. Eles querem se sentir confiantes de que estão fazendo um bom negócio. Se um vendedor for agressivo e se limitar a números e prazos, o cliente fica cético e pode nem mesmo fechar o negócio.
2) Às vezes é preciso paciência, mas ouvir atentamente o cliente e entender o que precisamos fazer para que o cliente decida comprar pode ser a diferença entre fechar ou não. Às vezes, precisamos levar a solução ao Cliente, se o Cliente não puder vir até nós. Um pouco além da nossa zona de conforto, mas compensa.
3) Se os Clientes estiverem satisfeitos, eles voltarão para mais, mas você não pode abusar da confiança deles. Se um produto ou serviço de valor inferior resolve o problema, não pressione por um de valor mais alto.
4) Às vezes, o Cliente precisa se sentir bem-vindo em nosso negócio antes de decidir comprar. Um simples café, sem falar de negócios pode ser suficiente para que esse sentimento de pertencimento apareça. Depois disso, qualquer discussão de negócios será muito mais simples.
5) Clientes satisfeitos se tornam sua força de vendas. Eles trazem seus amigos e familiares para conseguir de você o que você tem para vender. Pode parecer um negócio diferente, mas não é. É a continuação do mesmo relacionamento.
6) Quando o Cliente traz um presente de férias para você, isso significa que seu relacionamento significa muito para ele. Isso cria um ambiente perfeito para negócios contínuos, mas mais do que isso, para relacionamentos excelentes e valiosos.
7) Às vezes, tudo o que o cliente precisa é de incentivo. Você não pode subestimar o poder da insegurança. Aproxime-se o suficiente para entender que empurrar para a venda apenas assustará o Cliente, é muito importante. Se você tiver uma conexão com o Cliente, ele compartilhará as razões por trás da hesitação em assinar o acordo. Isso dá a você a capacidade de trabalhar no que realmente importa para o Cliente, levando-o a se comprometer. Às vezes, basta o encorajamento.
8) Um dos maiores erros no mundo dos negócios é julgar um livro pela capa. O outro grande erro é ver o Cliente como ele é hoje e não como ele pode se tornar. Quando você reserva um tempo e estabelece uma conexão com o Cliente, você pode entender muito mais seu potencial e pode fazer o investimento certo no futuro negócio. Às vezes, tudo que você precisa é alimentar seus sonhos e ajudá-los a realizá-los.
9) Tornar possível a venda aparentemente impossível é muito mais lucrativo do que a venda do dia-a-dia. Os Clientes que concretizam um negócio que julgavam impossível tendem a negociar menos e contam para muita gente a boa ação que você fez. As vendas difíceis tendem a trazer, em média, mais resultados no longo prazo.
10) Há uma recompensa, além do lucro, que torna os negócios difíceis grandes negócios. Faça a coisa certa para que seus Clientes reconheçam e você fique mais feliz com isso.
Responses